quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Poupar ou reorganizar? Não sabe por onde começar?



Sabe como conseguir poupar mais dinheiro? Não sabe onde cortar mais? Só de pensar dá dor de cabeça, não é? Pois, concordo consigo…

Vamos começar por mudar o discurso. Troquemos poupar e cortar por organizar e amealhar! Ou outras expressões equivalentes… Há palavras que só de pensar dá arrepios!...

Nas Finanças Pessoais não há fórmulas exatas, mágicas que se aplicam e resultam com todos! Todos nós somos seres únicos, como tal, duas pessoas com a mesma situação precisam de soluções diferentes.
Agora pergunto… Quanto gasta em comida por mês? E com transporte? Habitação? “Mais ou menos X” não serve como resposta! Então sugiro que faça um orçamento familiar o mais detalhado que conseguir! De preferência, envolva toda a família na sua elaboração. Convém os mais novos tomarem consciência de que o dinheiro não é um dado adquirido! Se achar que desanima se o fizer demasiado detalhado, resume o seu orçamento por grupos mais genéricos de despesas. Por exemplo, em vez de descriminar em prestação da casa, eletricidade, água, gás e condomínio coloque apenas Despesas de Habitação. Mas atenção que tem de haver rigor nos valores. Use o extrato bancário dos meses anteriores e lembre-se do dinheiro da carteira que normalmente não tem registo e não nos lembramos onde gastámos.

Depois de analisar o orçamento vamos ver onde podemos cortar, como nos podemos reorganizar! Já reparou quanto gasta com a TV por cabo? E com o telemóvel? Talvez seja melhor adequar o tarifário às suas necessidades. Provavelmente nunca tinha reparado no que gasta em café, ou nos pequenos mimos que compra no supermercado! Veja o que lhe faz sentido reorganizar. Eu posso preferir cortar nos lanches na pastelaria em vez do ginásio. Depende de cada um de nós!

Difícil? Talvez, mas vai que vale a pena!

Se precisar de ajuda, contacte-nos!



Sem comentários:

Enviar um comentário